sábado, 3 de abril de 2010

Os Modernos Mestres

Tudo muda!
Essa é a grande verdade que faz parte de nossa vida hoje em dia.
Os antigos mestres tinham uma carga de responsabilidade imensa...
Quem se tornava um grande mestre, edificava um templo e abraçava discípulos em tenra idade para viverem em seus templos por período integral, tinham a responsabilidade não só de ensinar uma arte marcial, tinham que ensinar o discípulo a se tornarem senhores de sua própria vida.
Mestres da vida como Jesus, Buda, Khishna, abraçavam essa carga de responsabilidade..
Em uma época sem livros, sem Internet e sem discípulos alfabetizados, o mestre era a única fonte de conhecimento desses aprendizes.
Pois bem....! Acho que muitas pessoas vêm as academias com aquela ideia romântica dos filmes de kung fu, onde o mestre cuidava do discípulo como um filho.
Eu próprio partilhei desse conceito...
Hoje em dia temos mestres não tutores.... eles são só mestres de kung fu...nos temos mais responsabilidade por nosso aprendizado afinal de contas temos acesso a tudo e muitas vezes só precisamos que nos apontem o caminho, nos inspirem.
Eu tive pouca oportunidade de ter aulas com o Sifu Gabriel, basicamente aprendi o que eu sei com os meus professores!
Porém esses professores (que embora não tenham titulo de mestres pra mim é o que foram), sempre iam embora, abrir suas academias. Era um baque pra mim pois perdia a minha referencia de professor e tinha que começar tudo de novo.
Quanto egoísmo meu, impedir que um mestre seguisse seu caminho. Apelava paras ideias antigas de que isso fazia muito mal para o kung fu.
Poxa nos filmes de kung fu os mestres não tinham que viver a vida moderna de hoje em dia.. não precisavam pagar contas. Eles viviam muito bem nos templos...
Hoje em dia é muito prosaico pensar em se virar dando umas aulinhas aqui e ali...???????
Não ..hoje em dia como todo mundo, temos que correr atrás de nossos sonhos, no mínimo de uma qualidade de vida decente.
O que seria do kung fu se os mestres tivessem que se preocupar se eles teriam dinheiro pra pagar o aluguem no final do mês! Novos alunos pra os mestres são oportunidades de novos aprendizados também.. ou vc acha que um professor não tem nada a prender com seu aluno?
Outra coisa ...cansei de ouvir comparações de cadeias de fastfood com academias de kung fu.
Caramba ...fastfood são coisas abomináveis..fazem mal a saúde!
Comparar isso com academias não tem nada a ver...
Perda da qualidade???? Hora cada academia pra mim é um templo único...a qualidade de uma academia não vem de uma marca ..mas sim da qualidade de seus professores.
O Brasil é a elite do futebol mundial, aqui todos jogam bola e há uma escolinha pelo menos , em cada bairro!
O nosso kung fu já é bem respeitado lá fora, temos muitas e muitas escolas de artes marciais...se tivéssemos uma em cada bairro seriamos potencia como no futebol.
Só acho que outras academias de outros estilos deveriam se empenhar em difundir mais seus estilos...não acho legal o monopólio de um tipo de estilo. Mas isso é como eu disse uma responsabilidade pra as outras academias.
A obesidade é o principal mal que países desenvolvidos hoje apresentam... A disseminação de uma pratica tão benéfica como o kung fu é ao meu ver uma coisa de grande importância pra saúde de uma nação.

Nenhum comentário: